F
Title
Padrões morfológicos do habitat para a Unidade Amostral de Paisagem RS_524 no estado do Rio Grande do Sul em 2014
License
CC BY NC | Non-Commercial Use (CC BY-NC 4.0 BR)
+ Allows you to remix, adapt and create from work for non-commercial purposes. New derivative works must be given credit and may not be used for commercial purposes, but users are not obligated to license the derivative works under the same terms.

+ For more info see https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR.
Abstract

A camada de informação dos padrões morfológicos do habitat foi gerada para uma Unidade Amostral de Paisagem (UAP), pertencente a uma subamostra de 18 UAPs do Inventário Florestal Nacional do Brasil (IFN-BR). As UAPs são unidades de área de 10 x 10 km, distribuídas em um grid nacional a cada 40 km. As classes morfológicas de padrão espacial qualificam o habitat segundo a distribuição espacial de seus componentes, tais como borda, área core e conectores, por exemplo. A análise dessa distribuição permite inferir a intensidade de fragmentação, as opções de conectividade disponíveis e o efeito de bordas sobre a paisagem. A metodologia de geração da camada consiste na aplicação de uma sequência de operadores morfológicos matemáticos sobre um mapa binário, em que o foreground ou primeiro plano é representado pela classe de cobertura arbóreo/arbustiva (habitat) e as demais classes constituem o background ou segundo plano, exceto as massas de água, que se encaixam na classe de dados ausentes ou missing data. Usando-se a Análise Morfológica de Padrões Espaciais (MSPA), disponível no aplicativo GuidosToolbox, o foreground é segmentado em sete classes de padrão morfológico. A equipe do Laboratório de Monitoramento Ambiental da Embrapa Florestas foi responsável pela elaboração do arquivo vetorial que representa as classes MSPA, no ano de 2018, com base em mapa de uso e cobertura gerado a partir de imagens RapidEye, com 5 metros de resolução, obtidas em 2014.

Creation Date
Nov. 11, 2020, 11:54 a.m.
Type
Vector Data
Keywords
Métricas de paisagem , MSPA , Pantano Grande , área core , Rio Pardo
Category
Environment
environmental resources, protection and conservation. Examples: environmental pollution, waste storage and treatment, environmental impact assessment, monitoring environmental risk, nature reserves, landscape
Regions
Rio Grande do Sul
Owner
More info
-
Maintenance Frequency
Frequency Of Maintenance For The Data Is Not Known
Edition
1. ed.
Purpose

Conjunto de dados geográficos associado aos resultados do Projeto convertido "Métodos para análise, classificação e monitoramento das Paisagens Rurais Brasileiras no âmbito do Inventário Florestal Nacional do Brasil (IFN-BR)" - Código SEG 13.14.05.001.00.00

Language
PortuguêS
Temporal Extent
Jan. 1, 2014, midnight - Jan. 1, 2020, midnight
Data Quality

O método empregado para a geração da camada foi a Análise Morfológica de Padrões Espaciais (MSPA), disponível no software GuidosToolBox, aplicada sobre o mapa de uso e cobertura da terra previamente binarizado (foreground e background). A classe foreground representa o habitat e é composta pelas classes de cobertura arbórea/arbustiva (“Floresta Natural”, “Outras Terras com Vegetação Lenhosa” e “Outras Terras com Árvores”). O mapa de cobertura e uso da terra original foi gerado a partir de processos de classificação pixel a pixel e análise de imagens orientada a objetos aplicados a imagens do sensor RapidEye, com resolução espacial de 5 m, obtidas em 2014.
LUZ, N. B. da; MARAN, J. C.; GARRASTAZU, M. C.; ROSOT, M. A. D.; OLIVEIRA, Y. M. M. de; FRANCISCON, L.; FREITAS, J. V. de. Manual de análise de paisagem: volume 3: procedimentos para a geração de índices espaciais das unidades amostrais de paisagem. Colombo: Embrapa Florestas, 2018. (Embrapa Florestas. Documentos, 321). Disponível em: <http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/184330/1/Livro-Doc-321-1542-corrigido-9out18.pdf>.

Supplemental Information

Nenhuma informação fornecida

Spatial Representation Type
vector data is used to represent geographic data
Attribute Name Label Description Range Average Median Standard Deviation
Classes Classes Classes de padrões morfológicos do habitat NA
Gridcode Gridcode Valores numéricos das classes de padrões NA

Comments (0 total)

Log in to add a comment

Average Rating

(0)
  • Legend

  • Maps using this layer

    List of maps using this layer:

  • Create a map using this layer

    Click the button below to generate a new map based on this layer.

    Create a Map
  • About

    Owner

    marilice.garrastazu

    Embrapa Florestas

    Point of Contact

    Default Avatar

    No Group

    Metadata Author

    marilice.garrastazu

    Embrapa Florestas