F
Título
Levantamento detalhado de solos de uma área piloto em parte da microbacia do Arroio Fundo, município de Marechal Cân...
Licença
CC BY NC | Uso não-comercial (CC BY-NC 4.0 BR)
+ Permite remixar, adaptar e criar a partir do trabalho para fins não comerciais. Novos trabalhos derivados têm que atribuir o devido crédito e não podem ser usados para fins comerciais, mas os usuários não são obrigados a licenciar os trabalhos derivados sob os mesmos termos.

+ For more info see https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR.
Resumo

O estudo é uma atividade do projeto Bioeste Florestas. Compreende o mapeamento detalhado de solos (escala 1:10.000) de uma área piloto que corresponde a uma porção da Bacia do Arroio Fundo, no município de Marechal Cândido Rondom, estado do Paraná. A área foi escolhida por apresentar uma estrutura fundiária recortada de pequenas a médias propriedades e uma boa variação de modelado do terreno. Esse mapeamento tem por objetivos exteriorizar as diferenças entre mapeamentos de solos com escalas discrepantes e servir de material básico para o desenvolvimento de metodologia de interpretação de mapeamentos de solos de escalas grandes para a atividade florestal regional (unidades de manejo florestal). A cartografia da área utilizou planialtimetria com curvas de nível distanciadas verticalmente de 5 em 5 m, gerando a partir dessa planialtimetria o modelo digital do terreno (MDT). Foi utilizado o datum SAD-69 (South American Datum-1969) na Projeção Cartográfica Universal Transversa de Mercator (UTM), fuso 21. A base de dados construída apresenta fidedignidade condizente com a escala de trabalho (1:10.000) e possui informações de rios, áreas construídas, estradas e perímetro da área de estudo. Como apoio a delimitação dos polígonos de solos, além do MDT ainda foram gerados outras camadas de atributos da paisagem, como classes de declividade, faces (norte e sul), rugosidade e curvaturas.
O mapeamento de campo seguiu as normas para Levantamento Pedológico Detalhado, conforme constante em Embrapa (1995).

Creation Data
Nov. 5, 2020, 1:12 p.m.
Tipo
Vector Data
Palavras-chave
rochas eruptivas básicas , Região Oeste do Paraná , solos de caráter férrico
Categoria
Farming
rearing of animals and/or cultivation of plants. Examples: agriculture, irrigation, aquaculture, plantations, herding, pests and diseases affecting crops and livestock
Regiões
Brazil , Paraná
Proprietário
More info
-
Frequência de manutenção
Frequência De Manutenção Dos Dados Desconhecida
Restrições
government has granted exclusive right to make, sell, use or license an invention or discovery
Edição
Idioma
PortuguêS
Extensão temporal
Fev. 5, 2020, 4:17 p.m. - Julho 10, 2020, 4:18 p.m.
Qualidade dos dados

A cartografia da área utilizou planialtimetria com curvas de nível distanciadas verticalmente de 5 em 5 m, gerando a partir dessa planialtimetria o modelo digital do terreno (MDT). Foi utilizado o datum SAD-69 (South American Datum-1969) na Projeção Cartográfica Universal Transversa de Mercator (UTM), fuso 21, para as analises para não comprometer a base de dados original e posteiormente os resultados foram convertidos para SIRGAS 2000 e projeção de Albers. A base de dados construída apresenta fidedignidade condizente com a escala de trabalho (1:10.000) e possui informações de rios, áreas construídas, estradas e perímetro da área de estudo. Como apoio a delimitação dos polígonos de solos, além do MDT ainda foram gerados outras camadas de atributos da paisagem, como classes de declividade, faces (norte e sul), rugosidade e curvaturas.
O mapeamento de campo seguiu as normas para Levantamento Pedológico Detalhado, na escala 1:10.000, conforme constante em Embrapa (1995). O mapeamento de campo e o reconhecimento do padrão de repetibilidade das feições de paisagens e dos solos permitiram a construção da legenda e, por conseguinte, do mapa pedológico.O mapeamento de campo foi realizado através de prospecção intensiva das diferentes unidades fisiográficas delimitadas pela interpretação do material básico, procurando-se prospectar os solos do vale ao topo das elevações. Nessas prospecções, os solos locais foram examinados através de barrancos, trincheiras (pequenas e grandes) e tradagens, sendo descritos conforme Santos et al. (2013). Em todos os pontos de observações, georreferenciados através de GPS de navegação, os solos foram classificados conforme Embrapa (2018). Para parte desses pontos, amostras de solos foram coletadas, sempre que possível nos horizontes superficial e subsuperficial, normalmente entre 0 – 20 cm e 60 - 100 cm de profundidade, respectivamente.
Ao longo do mapeamento de campo, foram sendo preliminarmente delineados os polígonos das unidades de mapeamento de solos, pelos modelados do terreno a partir das curvas de nível de 5 em 5 m. Os ajustes finais dos polígonos se deram pelas correlações e modelos criados a partir do conhecimento global da área de estudo, principalmente pelo conjunto dos pontos de prospecção e resultados de análises de solos. Decidiu-se pela separação de uma faixa de 15 m de largura a partir da rede de drenagem existente no mapa base, a qual será referida como área do entorno de drenagens, as quais são áreas de preservação permanente. É importante entender que o uso agrícola muito intensivo da região assoreou parte dessas drenagens, seja de forma intencional, pelo uso de máquinas, ou pela chegada de sedimentos das partes mais altas da paisagem. Algumas vezes os produtores rurais tiveram que dar um passo atrás, abrindo drenos com máquinas no meio da área de plantio, para evitar que chuvas intensivas solapassem áreas cultivadas ou para retrair eventos de excesso de água sazonal dentro dessas áreas cultivadas.
Foram prospecatados 56 pontos de observações, incluindo quatro perfis de solos, espalhados por 871,52 ha do perímetro de estudo, o qual corresponde à parte da microbacia do Arroio Fundo. Essas quantidades de prospecções se traduz em, aproximadamente, uma densidade de uma observação a cada 15,5 ha, condizente com a escala do trabalho. Foram analisadas 74 amostras de solos.
As amostras de solos coletadas foram analisadas nos laboratórios da Embrapa Florestas, da UFPR e da UFLA. As amostras foram secas ao ar, destorroadas e passadas em peneiras de malha 2 mm para confecção da terra fina seca ao ar (TFSA). Para a maioria das amostras, na TFSA, foram feitas as determinações granulométricas e químicas [pH (CaCl2, ou em água, ou KCl); cátions do complexo sortivo – Ca, Mg, K, Al e H; C orgânico e P assimilável], conforme Embrapa (2011). Por cálculo foram determinados classe de textura, relação silte/argila, soma de bases, capacidade de troca catiônica (CTC), saturação por bases, saturação por Al e atividade da argila. Para alguns pontos selecionados, a TFSA de amostras subsuperficiais foram tratadas com H2SO4 1:1 (volume), com o objetivo de se avaliar os teores de Fe2O3, Al2O3, TiO2, P2O5 e SiO2 dos minerais de argila (Embrapa, 2011). As relações moleculares SiO2/Al2O3 (índice Ki), SiO2/(Al2O3+Fe2O3) (índice Kr) e Al2O3/Fe2O3 foram calculadas.
Para as amostras dos horizontes genéticos dos perfis de solos, repetiu-se as mesmas análises dos pontos. Além disso, foram coletadas amostras indeformadas para cálculos de atributos de retenção de água, densidade e porosidade do solo (Embrapa, 2011).
Horizontes, atributos diagnósticos e descrições morfológicas que não estiverem aqui definidas devem ser consultadas em Santos et al. (2013) e Embrapa (2018).

Informações complementares

No information provided

Tipo de representação espacial
vector data is used to represent geographic data
Nome do atributo Rótulo Descrição Intervalo Média Mediana Desvio padrão
Pontos NA
FID_Buffer NA
Id NA
FID_Solos_ NA
Poligono NA
ID_1 NA
UndMapOrig NA
UndMapProp NA
Ordem NA
Subordem NA
Grande_Gru NA
SG1 NA
SG2 NA
FaseErodid NA
HorSuperfi NA
Textura NA
Substrato NA
Relevo NA
Drenagem NA
PosiPaisag NA
EspHorSupe NA
ProfA_B_C_ NA
AreaHa NA
Comp2 NA
Incl1 NA
Incl2 NA
P1 NA
P2 NA
P3 NA
P4 NA
P5 NA
P6 NA
P7 NA
P8 NA
P9 NA
P10 NA
P11 NA
P12 NA
P13 NA
P14 NA
P15 NA
P16 NA
P17 NA
P18 NA
P19 NA
P20 NA
P21 NA
P22 NA

Comentários (0 total)

Conecte-se para adicionar um comentário

Média de classificação

(0)
  • Legenda

  • Mapas que usam esta camada

    • Esta camada não é utilizada em nenhum mapa atualmente.
  • Criar um mapa usando esta camada

    Clique no botão abaixo para gerar um novo mapa com base nesta camada.

    Criar um mapa
  • Documentos relacionados a esta camada

    Lista de documentos relacionados a esta camada:

  • Sobre

    Proprietário

    wilson.holler

    Embrapa Florestas

    Ponto de contato

    Foto de Perfil Padrão

    Nenhum grupo

    Autor dos metadados

    wilson.holler

    Embrapa Florestas