- Título
- Uso e cobertura da terra da Unidade Amostral de Paisagem SC_129 do estado de Santa Catarina em 2011
- Licença
- CC BY NC | Uso não-comercial (CC BY-NC 4.0 BR)
-
+ Permite remixar, adaptar e criar a partir do trabalho para fins não comerciais. Novos trabalhos derivados têm que atribuir o devido crédito e não podem ser usados para fins comerciais, mas os usuários não são obrigados a licenciar os trabalhos derivados sob os mesmos termos.
+ For more info see https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR. - Resumo
A camada de informação de uso e cobertura da terra foi elaborada para uma sub-amostra do conjunto de Unidades Amostrais de Paisagem (UAPs) do Inventário Florestal Nacional do Brasil (IFN-BR). As UAPs são unidades de área de 10 x 10 km, distribuídas em um grid nacional a cada 40 km. A sub-amostra contém 18 UAPs distribuídas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo foi produzir informações sobre o uso e cobertura da terra como base para análises geoespaciais posteriores, referentes à avaliação da fragmentação e conectividade da paisagem no âmbito do IFN-BR. A equipe do Laboratório de Monitoramento Ambiental da Embrapa Florestas e o Serviço Florestal Brasileiro foram responsáveis pela elaboração dos arquivos vetoriais de uso e cobertura da terra, resultantes de processos de classificação pixel a pixel e análise de imagens orientada a objetos aplicados a imagens do sensor RapidEye, com resolução de 5 m..
- Creation Data
- Nov. 18, 2019, 8:30 a.m.
- Tipo
- Vector Data
- Palavras-chave
- RapidEye , paisagem
- Categoria
- Environment
- environmental resources, protection and conservation. Examples: environmental pollution, waste storage and treatment, environmental impact assessment, monitoring environmental risk, nature reserves, landscape
- Regiões
- Santa Catarina
- Proprietário
- augusta.rosot
- Frequência de manutenção
- Frequência De Manutenção Dos Dados Desconhecida
- Edição
- 1. ed.
- Finalidade
Conjunto de dados geográficos associado aos resultados do Projeto convertido "Métodos para análise, classificação e monitoramento das Paisagens Rurais Brasileiras no âmbito do Inventário Florestal Nacional do Brasil (IFN-BR)" - Código SEG 13.14.05.001.00.00
- Idioma
- PortuguêS
- Extensão temporal
- Jan. 1, 2016, meia-noite - Jan. 1, 2019, meia-noite
- Qualidade dos dados
Para a classificação do uso e cobertura da terra das UAPs foram empregadas imagens do satélite RapidEye (RE). A classificação das imagens foi efetuada em três etapas distintas, sendo a primeira uma classificação automática pixel a pixel do mosaico das imagens de satélite; a segunda, uma classificação orientada a objetos e a terceira, englobando procedimentos de pós-classificação tais como edição e interpretação visual dos resultados obtidos nas classificações automáticas. Inicialmente as imagens RE foram submetidas a operações de pré-processamento. Esses procedimentos envolveram a calibração das imagens RE, o recorte para a área de abrangência das UAPs e a elaboração de mosaicos de cenas quando necessário. A classificação automática do tipo pixel a pixel foi efetuada por meio do software IMPACT Toolbox, por meio da calibração automática das imagens. Em seguida, empregou-se o software eCognition na segmentação e posterior classificação dos polígonos gerados por esta segmentação. Os resultados da classificação foram corrigidos por interpretação visual e submetidos a edição vetorial. Para o mapeamento das UAPs foram definidas nove classes de uso e cobertura da terra e uma codificação para áreas não observadas. A verificação da acuracidade temática foi efetuada após o processo de edição manual da classificação. Foram empregados pontos, por meio de um grid, distribuídos a cada 500 metros tendo como base os limites das Unidades Amostrais de Paisagem. Após a classificação de todos os pontos gerados, empregou-se o software ENVI para o cálculo de estimadores de acurácia tais como exatidão global, acurácia do produtor e do usuário, erros de comissão e omissão, tanto em pixel como em percentagem. Adotou-se a exatidão global de 80% como o limiar mínimo aceitável.
LUZ, N. B. da; MARAN, J. C.; GARRASTAZU, M. C.; ROSOT, M. A. D.; FRANCISCON, L.; HOLLER, W. A.; GAIAD, N. P.; OLIVEIRA, Y. M. M. de; FREITAS, J. V. de. Manual de análise de paisagem: volume 1: procedimentos para a execução do mapeamento de uso e cobertura da terra. Colombo: Embrapa Florestas, 2018. 92 p. (Embrapa Florestas. Documentos, 316). Disponível em: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1092205>.
- Informações complementares
"Informações da Legenda:
Codificação Classe_de_uso_cobertura (R G B)
01 Floresta Natural (115 178 115)
02 Outras Terras com Vegetação Lenhosa (190 231 150)
03 Outras Terras com Árvores (155 074 079)
04 Gramíneas e Herbáceas (215 194 158)
05 Floresta Plantada (137 137 068)
06 Solo Exposto...- Tipo de representação espacial
- vector data is used to represent geographic data
Comentários (0 total)
Conecte-se para adicionar um comentário