F
Título
Caminho de menor custo para reconexão de fragmentos na paisagem em 18 Unidades Amostrais de Paisagem (UAP) nos esta...
Licença
CC BY NC | Uso não-comercial (CC BY-NC 4.0 BR)
+ Permite remixar, adaptar e criar a partir do trabalho para fins não comerciais. Novos trabalhos derivados têm que atribuir o devido crédito e não podem ser usados para fins comerciais, mas os usuários não são obrigados a licenciar os trabalhos derivados sob os mesmos termos.

+ For more info see https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR.
Resumo

O mapa com os caminhos de menor custo para reconexão de fragmentos na paisagem foi gerado para 18 Unidades Amostrais de Paisagem (UAP), pertencentes a uma subamostra do Inventário Florestal Nacional do Brasil (IFN-BR). As UAPs são unidades de área de 10 x 10 km, distribuídas em um grid nacional a cada 40 km. O mapa gerado mostra, para cada UAP, o caminho de menor custo para a conexão dos dois componentes da paisagem de maior valor para o parâmetro Ganho de Área Conectada (CAG), calculado no software GuidosToolBox por meio de análises baseadas em distância. A análise dessa camada permite definir locais de maior viabilidade para a implantação de corredores estruturais da paisagem. A equipe do Laboratório de Monitoramento Ambiental da Embrapa Florestas foi responsável pela elaboração dos arquivos vetoriais, produzidos em 2018.

Creation Data
Nov. 17, 2020, 5:55 a.m.
Palavras-chave
índices de paisagem , região Sul
Categoria
Environment
environmental resources, protection and conservation. Examples: environmental pollution, waste storage and treatment, environmental impact assessment, monitoring environmental risk, nature reserves, landscape
Regiões
Paraná , Rio Grande do Sul , Santa Catarina
Proprietário
More info
-
Frequência de manutenção
Frequência De Manutenção Dos Dados Desconhecida
Edição
1.ed.
Finalidade

Conjunto de dados geográficos associado aos resultados do Projeto convertido "Métodos para análise, classificação e monitoramento das Paisagens Rurais Brasileiras no âmbito do Inventário Florestal Nacional do Brasil (IFN-BR)" - Código SEG 13.14.05.001.00.00

Idioma
PortuguêS
Extensão temporal
Jan. 1, 2014, meia-noite - Jan. 1, 2020, meia-noite
Qualidade dos dados

Primeiramente são calculadas as zonas de influência, criando-se linhas equivalentes a divisores de água na imagem binária que contem a classe de cobertura arbórea/arbustiva no primeiro plano e todas as demais classes no segundo. Em seguida executa-se o algoritmo para calcular o valor de proximidade, que equivale à distância mais curta, medida em pixels, necessária para a conexão de dois objetos vizinhos. Além disso são calculados dois parâmetros relativos a essa linha: o ganho de área conectada (CAG) absoluto e relativo, que correspondem à quantidade de área obtida quando uma conexão é estabelecida entre dois componentes disjuntos em uma determinada localização. Percentuais maiores implicam que uma área maior será reconectada e, consequentemente, indicam uma maior eficiência na conexão estabelecida em uma determinada localidade. Na etapa final aplica-se um algoritmo de cálculo de menor custo, que considera a resistência relativa (representada pelas diferentes categorias de uso e cobertura da UAP) entre os fragmentos A e B a serem conectados. O critério utilizado para a definição desses fragmentos é o de Ganho de Área Conectada, selecionando-se os dois componentes com maiores valores de CAG na paisagem. Os mapas originais de uso e cobertura da terra foram produzidos por classificação pixel a pixel seguida de classificação orientada a objetos de imagens RapidEye, com resolução espacial de 5 metros, obtidas em 2014. LUZ, N. B. da; MARAN, J. C.; GARRASTAZU, M. C.; ROSOT, M. A. D.; OLIVEIRA, Y. M. M. de; FRANCISCON, L.; FREITAS, J. V. de. Manual de análise de paisagem: volume 3: procedimentos para a geração de índices espaciais das unidades amostrais de paisagem. Colombo: Embrapa Florestas, 2018. (Embrapa Florestas. Documentos, 321). Disponível em: <http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/184330/1/Livro-Doc-321-1542-corrigido-9out18.pdf>.

Informações complementares

Nenhuma informação fornecida

Tipo de representação espacial
vector data is used to represent geographic data

Comentários (0 total)

Conecte-se para adicionar um comentário

Média de classificação

(0)